franquiaEmpreender 

Saiba como abrir uma franquia

Você quer começar a empreender mas não sabe que negócio montar? Pois saiba que o sistema de franquias pode ser a solução para o seu dilema. Então venha conhecer mais sobre essa alternativa.

Se você pretende abrir seu próprio negócio mas não sabe  como começar ou tem medo de não conseguir validar o seu empreendimento, o modelo de franquias pode ser uma alternativa.

Ao contrário do que muitos pensam ter seu próprio negócio, não precisa ser site como a Amazon ou a NetBet Cassino onde se há uma estrutura super complexa. Através do modelo de franquias, é possível que você empreenda através de marcas já validadas no mercado.

Assim você consegue evitar todo aquele processo de criação, desenvolvimento, reconhecimento e consolidação da sua marca própria. Contudo, mesmo sendo um modelo bem interessante para empreender, você sabe quais são os passos que se deve seguir antes de abrir uma franquia?

O que é uma franquia

Antes de saber quais são os passos necessários para a abertura de uma franquia, é preciso saber de fato o que é uma franquia.

As franquias nada mais são do que um modelo de negócio no qual o dono de uma marca (chamado de franqueador) concede a um investidor (chamado de franqueado) o direito de duplicar o seu modelo de negócio. Assim ao adquirir uma franquia você estará adquirindo um modelo de negócio já estruturado e validado tanto pelo mercado quanto pelos clientes.

Esse modelo de negócio baseado em franquias consiste na duplicação de unidades, no qual o franqueador cede a gestão da unidade ao franqueador em troca de uma remuneração realizada através de royalties. Em contrapartida o franqueador deve oferecer suporte adequado e direito de utilizar o know-how da marca.

Passos para abrir uma franquia

Agora que você já sabe o que é uma franquia, podemos prosseguir para os passos necessários para a abertura de uma unidade de franquia. A seguir iremos conhecer quais são esses passos.

Realize uma análise

Antes de iniciar sua jornada no mundo das franquias, você deve realizar uma análise de mercado para saber quais os tipos de franquias que podem oferecer o melhor retorno do investimento realizado.

Muitas vezes o modelo de franquia que você escolhe achando que será um excelente negócio pode se tornar um fracasso devido a falta de demanda. Por isso a importância de se realizar uma pesquisa de mercado previamente.

Escolha o modelo de franquia

Com os dados obtidos pela análise de mercado realizada no passo anterior, você deve escolher qual tipo e modelo de franquia você pretende implementar, ou seja qual modelo de negócio você pretende adotar.

Ao escolher o modelo de franquia, você deve procurar algo que seja lucrativo mas que ao mesmo tempo você se identifique com a atividade. Escolher um negócio de franquia apenas porque ele gera altos lucros e não levar em consideração o tipo de atividade é um erro.

Observe sua capacidade de investimento

Para iniciar qualquer tipo de franquia é preciso avaliar qual o investimento necessário para que esse negócio seja iniciado e se mantenha de pé até o momento em que os seus próprios lucros se tornem suficientes.

Portanto, você deve estar ciente da sua real capacidade financeira para que não venham a ocorrer surpresas no caminho. Evitando assim que você acabe sendo levado a problemas financeiros logo no início do seu empreendimento.

Pesquise sobre a franquia

Antes de mergulhar nessa aventura pesquise mais informações sobre a empresa franqueadora, afinal você não pode iniciar um investimento deste porte sem as informações necessárias.

Portanto procure obter informações relevantes de como funciona o seu modelo de negócio, qual as margens de lucro, quantas franquias estão em funcionamento país afora, quanto tempo de mercado ela possui entre outras informações que possam a vir a ser relevantes.

Busque informações diretamente com os franqueados

Para se certificar que as informações fornecidas pela franqueadora são verídicas, nada melhor do que conferir diretamente na fonte. Assim busque informações diretamente com outros franqueados.

Procure saber se o suporte oferecido pela franqueadora realmente cumpre o que promete, afinal uma das responsabilidades dela é oferecer suporte para aqueles que investem em seu modelo de negócio.

Realize uma análise de seus concorrentes 

Antes mesmo de iniciar sua franquia você deve ficar atento aos seus concorrentes, afinal eles serão um obstáculo em seu caminho, portanto é preciso estar preparado para eles.

Portanto busque realizar uma análise sobre os seus concorrentes, identificando os seus pontos fortes e fracos. Em seguida faça uma comparação com o modelo de negócio que você pretende montar para identificar quais são os seus diferenciais em relação à concorrência.

Escolha um local para sua franquia

Um ponto que deve receber atenção especial é a escolha do local onde sua franquia será instalada, esse pode ser um ponto decisivo no sucesso do seu empreendimento. A localização pode fazer toda a diferença em sua franquia, especialmente se você estiver exposto ao varejo, já que o local deve permitir uma boa exposição da sua marca.

Entenda suas obrigações como franqueado

Em toda franquia existem regras a serem seguidas que são estipuladas pela franqueadora que regem o modelo a ser seguido. Essas regras são definidas em contrato onde o descumprimento delas pode levar a rescisão do contrato.

Conclusão

O modelo de franquia pode se tornar uma ótima oportunidade para quem procura um modelo de negócio já validado. Sua marca conhecida pode abrir muitas portas no início do empreendimento, encurtando a caminhada para o sucesso.

Agora que você já conhece mais a fundo como funciona a abertura de uma franquia, está na hora de tirar seu plano do papel e pôr as mãos na obra.

Related posts

Leave a Comment